terça-feira, 4 de novembro de 2008

Versão espanhola da estrada verde

A rodovia ecologicamente correta, a estrada verde, já ganhou uma nova versão na Espanha. Pesquisadores espanhóis criaram uma nova técnica, mas com a mesma eficiência na captura dos poluentes emitidos pelos carros e caminhões evitando que o ar seja contaminado.
O produto a ser misturado ao asfalto, batizado de "noxer", permite que, em dias de sol forte, sejam eliminados até 90% dos óxidos de nitrogênio (chamados NOx), os mais danosos poluentes emitidos pelos canos de escapamento de carros e caminhões. Em dias de sol mais fraco, segundo os pesquisadores, a eficiência chega ao 70%.
A reação química provocada pelo revestimento faz com que os gases liberados pelo cano de escapamento grudem no asfalto. Como na versão holandesa, também na estrada verde da Espanha basta uma chuva para lavar os resíduos de poluição e fazer com que o material recupere sua capacidade de assimilação.
O composto ativo do material betuminoso aplicado sobre o asfalto é o dióxido de titânio, que gera uma reação fotocatalítica que captura os óxidos de nitrogênio.

Nenhum comentário: