terça-feira, 4 de novembro de 2008

Holanda constrói estrada verde que absorve poluição

A primeira estrada capas de absorver poluentes, eliminando, da atmosfera, provocada por automóveis, caminhões e motos, está sendo construída na cidade de Hengelo, na Holanda.
Engenheiros desse país apóiam-se em material desenvolvido por pesquisadores japoneses para construir a primeira estrada verde do planeta que poderá, num futuro próximo, solucionar um grande problema que atinge todo o planeta, principalmente as grandes cidades.

Cimento purificador de ar recebe aditivo à base de dióxido de titânio.

A estrada verde recebe uma pavimentação à base de cimento especial contendo um aditivo que captura partículas de óxidos de nitrogênio emitidas pelos escapamentos dos veículos. O cimento purificador de ar recebe na sua fórmula um aditivo à base de dióxido de titânio. Quando exposto à luz do Sol, o material reage com os óxidos de nitrogênio, transformando-os em nitratos, que são inofensivos ao meio ambiente. Basta uma chuva para que todo o pó inerte seja lavado e a estrada fique limpa de novo.
Mais conhecidos pela sigla NOx, os óxidos de nitrogênio estão entre os piores gases poluentes emitidos na atmosfera, sendo os principais responsáveis pela chamada chuva ácida.
A estrada de Hengelo foi escolhida porque está sendo reconstruída e por causa da excelente qualidade do ar da região, que permitirá um acompanhamento preciso dos resultados obtidos com a pavimentação capaz de eliminar a poluição do ar. As obras deverão terminar até o final de 2008.

Nenhum comentário: